sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Jornalistas: 24 mortos e 293 presos no exercício da profissão

 

    Volta a crescer o número de jornalistas presos pelo mundo. Neste ano de 2021 houve novo  recorde de prisões, em sua maioria por questões políticas. A prisão de jornalistas é, quase sempre, uma tentativa do poder estabelecido de intimidar os demais jornalistas. Teme investigações de suspeitas de corrupção ou crimes ainda mais graves, como complôs e assassinatos. A denúncia do recorde de prisões foi publicada nesta quinta-feira pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York, nos EUA. A liberdade de opinião, ou apenas o trabalho e o direito de informar, foi o "crime" cometido por 293 presos, de acordo com acusação das autoridades de vários países, nos diversos continentes. Outros 24 foram mortos no exercício de sua profissão, segundo o mesmo levantamento do CPJ.

Deste total, 50 foram presos na China, com várias pessoas também em Hong Kong, um território autônomo, sob administração chinesa. Muitos destes jornalistas são condenados por tribunais que atendem a pedidos de autoridades públicas ou privadas e determinam prisões, principalmente, sob alegação de lei da segurança nacional, por crime de honra ou alegada difamação.



Esta última alegação, inclusive, a de difamação foi a que levou à prisão o único jornalista brasileiro na lista divulgada hoje pelo CPJ.  Paulo Cezar de Andrade Prado, conhecido como Paulinho do Blog (foto acima), foi sentenciado a cinco meses de prisão em regime semiaberto, em setembro deste ano, sob acusação de difamar Paulo Garcia, ex-presidente do Corinthians, proprietário da Kalunga, empresa de materiais de papelaria e eletrônicos, com 214 lojas, em 21 estados brasileiros.

Paulinho acompanha o dia a dia do Corinthians e já havia sido preso anteriormente, quando também divulgamos aqui no Blog. Um fato interessante em relação à chamada grande imprensa, é que muitos destes casos não são noticiados, sejam por questões de se sentirem intimidados ou por simples ordens de sua cúpula de comando.


Leia sobre a prisão anterior que divulgamos aqui no Blog:

 

https://navegadormarroquino.blogspot.com/2015/07/crime-de-opiniao-paulinho-do-blog-esta.html

https://navegadormarroquino.blogspot.com/2015/11/paulinho-do-blog-127-dias-depois-enfim.html

 

Fontes:

https://www.brasildefato.com.br/2021/12/09/numero-de-jornalistas-presos-no-mundo-bate-novo-recorde-em-2021

https://oglobo.globo.com/mundo/numero-de-jornalistas-presos-bate-recorde-global-em-2021-aponta-relatorio-1-25311999?versao=amp&fbclid=IwAR1NFHlJnBtQ-uWqONgOTdQOOKBTrWsoSAkLxLRpux86LtwmC9OynWoN6wA

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/12/09/ao-menos-24-jornalistas-foram-mortos-em-todo-o-mundo-durante-o-exercicio-da-profissao-neste-ano-estima-comite.ghtml

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário