segunda-feira, 3 de julho de 2023

12 anos de Primavera!!!

 






 

        Em 17 de dezembro de 2011, nascia o BLOG DO MARROQUINO. Iniciativa de um jornalista que, desempregado, resolveu manter seus escritos, comentando o cotidiano brasileiro. Em janeiro de 2012, porém, percebeu que seus escritos eram lidos, principalmente, pelo Mundo Árabe. Sem entender, na primeira oportunidade de conversar com seus leitores, respondendo a um dos comentários, descobriu o motivo. O Blog foi lançado dia 17 de dezembro de 2011, exatamente no aniversário de um ano da Primavera Árabe. O jornalista não sabia, mas para seus leitores, ele era um marroquino, morador no Brasil, que teria lançado o Blog em homenagem ao primeiro aniversário dos protestos populares que se espalharam pelo Oriente Médio e Norte da África.  A data não tinha sido pensada, apenas escolhida aleatoriamente. Entretanto, sensível à necessidade do Mundo Árabe, o Blog se tornou mais um fortalecendo a resistência dos povos rebelados, principalmente, da juventude destes países contra seus ditadores, contra a corrupção destes mandatários, o desemprego, a miséria causada pelas altas taxas de inflação.  O BLOG DO MARROQUINO se juntou à mobilização popular contra seus desgovernos.

        Mais de uma década depois, pouca coisa mudou nestes países, porém, pelo menos ao BLOG DO MARROQUINO, a Primavera Árabe também ainda não acabou. Os governos que não caíram podem até crer que tenham acalmado e correspondido aos anseios populares, mas não é real. A população árabe continua sua resistência contra governantes autoritários e incompetentes que não resolveram as mazelas que impedem o povo a ter acesso a bens materiais, empregos, liberdades individuais.


    Se engana aquele que aposta no fim da Primavera Árabe. A luta continua. O processo de conquistas ainda não foi concluído. Enquanto seus governantes não forem capazes de promover igualdade social, não respeitarem os direitos de sua população, a Primavera continuará a rondar e ameaçar seus palácios. Que não se esqueçam de seus antecessores: Ben Ali, na Tunísia; Hosni Mubarak, no Egito; Abdulah Salleh, no Iêmen; e Muammar Kaddaf, na Líbia; sem contar Bashar a-Assad, sempre ameaçado, na Síria. Milhares de refugiados surgiram por causa das mudanças que não vieram e pelas guerras que se sucederam. As causas dos levantes populares permanecem vivas, assim como a determinação dos povos árabes. A Primavera derrubou Governos, desestabilizou Governos,  denunciou e mandou recados aos governantes que ainda não caíram.


    Adormecida, a Primavera pode acordar a qualquer momento e explodir com a mesma vivacidade e fúria que tomou os anos de 2010 a 2012.

    Nestes doze anos de BLOG DO MARROQUINO permanecemos juntos! Nos juntamos à luta pelos direitos humanos em qualquer lugar do mundo. Continuamos com nosso apoio à população, contra assassinos travestidos de presidentes ou reis sanguinários. Vamos combater juntos estes que exploram e enriquecem, sem promover condições humanas e dignas para sua população.

RESISTÊNCIA 

continua sendo nossa palavra de ordem. 

12 ANOS DE BLOG DO MARROQUINO!



Fontes para mais informações sobre os anos da Primavera Árabe:

 https://www.politize.com.br/10-anos-da-primavera-arabe/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário